Você sabia que o Brasil está em segundo lugar no ranking de países com mais contas ativas no WhatsApp? Isso é o que apontam dados do Statista, revelando 120 milhões de contas do WhatsApp em 2021.
Outra pesquisa feita pela Infobip, Opinion Box e Mobile Time indica que 80% dos participantes usam o WhatsApp para se comunicar com marcas. E sabe o que os levam a entrar em contato com as empresas? Tirar dúvidas (76%), suporte técnico (63%) e receber ofertas (53%), segundo o Statista.
Como você pôde perceber, possuir uma conta empresarial no WhatsApp é uma ação estratégica para atrair clientes, convertê-los em leads e efetivar vendas. Mas, para isso, é preciso atendê-los prontamente, exigindo um amplo time de atendimento, não é mesmo? Pois saiba que não, pois um único chatbot para WhatsApp consegue atender milhares de pessoas ao mesmo tempo.
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A palavra chatbot resulta da junção dos termos “chat” (conversa) e “bot” (abreviação da palavra robot, que significa robô). Ou seja, um chatbot nada mais é do que um software desenvolvido para se comunicar com pessoas.
Você deve estar se perguntando como isso é possível. Pois bem, as interfaces conversacionais podem ser baseadas em regras preestabelecidas e em Inteligência Artificial. O primeiro é mais limitado, porque só compreende os comandos para os quais foi programado para entender.
Você certamente já se comunicou com um programa de computador que listava uma série de opções para você escolher, e se sua dúvida não fosse contemplada na lista, seria necessário entrar em contato com o time de atendimento.
Já os chatbots baseados em Inteligência Artificial são desenvolvidos a partir de recursos tecnológicos mais avançados, como Machine Learning e PLN (Processamento de Linguagem Natural), que permitem que os bots sejam capazes de se autoaperfeiçoarem e interpretarem mensagens de voz e texto, proporcionando uma experiência de atendimento ao cliente mais personalizada e humanizada.
As interfaces de conversação podem ser integradas a diferentes canais de comunicação de uma empresa, sendo uma delas o WhatsApp.
Os programas de conversação podem proporcionar uma série de benefícios tanto aos consumidores quanto às empresas. Conheça os principais:
Como dito, os bots desenvolvidos com base em Inteligência Artificial conseguem resolver demandas mais complexas sem necessitar do apoio do time de atendimento. Assim, mesmo após o horário comercial e durante os finais de semana e feriados, seu potencial cliente pode entrar em contato com sua empresa, e seu atual cliente pode solicitar suporte para resolver alguma questão relacionada ao produto adquirido.
Segundo o anuário CX Trends 2022, 39% dos consumidores relataram que o melhor horário para realizar compras on-line é na parte da noite ou madrugada, e, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o SPC Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 40% costumam fazer compras aos domingos e feriados, demonstrando a importância de oferecer um atendimento 24h por dia, sete dias por semana.
Além de fornecer atendimento 24/7, um único chatbot para Whatsapp pode atender milhares de pessoas ao mesmo tempo. Assim, o público-alvo não precisa aguardar para ser atendido, aumentando sua satisfação.
Conforme aponta o anuário CX Trends 2022, 62% dos consumidores desistiram de uma compra devido a uma má experiência durante o atendimento, sendo um dos motivos apontados o longo tempo de espera. Nesse sentido, um dos principais benefícios das interfaces conversacionais é que você diminui as chances de perder potenciais clientes para a concorrência.
O tempo de compreensão da pergunta do consumidor, consulta no banco de dados para buscar uma resposta e formulação da mensagem é menor quando realizado por um software do que por um agente humano, otimizando o tempo de atendimento e aumentando a satisfação do cliente. Vale destacar que o bot consegue agilizar o atendimento sem que isso comprometa a qualidade do serviço.
Além de atuar no atendimento ao cliente, esses programas de computador são capazes de coletar dados dos usuários tanto durante o atendimento quanto por meio de pesquisas de satisfação, contribuindo para a elaboração de estratégias de marketing e de vendas mais eficientes. Cabe dizer que as informações só são coletadas com a prévia autorização do consumidor, conforme prevê a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD).
Os chatbots para Whatsapp oferecem todos esses benefícios e, ainda, promovem a redução de custos da empresa, tendo em vista que você não precisa investir em uma ampla equipe de atendimento ao cliente, treinamentos constantes, despesas com telefonia e infraestrutura, por exemplo. Além disso, como o uso de bots diminui a ocorrência de erros, logo, há menos casos de retrabalho, o que também gera economia de recursos.
Não é porque um chatbot vai realizar o atendimento que a interação precisa ser, necessariamente, robótica, padronizada e sem personalidade alguma. Muito pelo contrário!
Com o uso de Inteligência Artificial e conhecimento profundo sobre o perfil do público-alvo, é possível desenvolver uma interface conversacional com identidade própria e alinhada à brand persona da marca. Pode apostar que vai ter muito cliente duvidando que está conversando com um robô, viu?
A Getbots é especializada no desenvolvimento de chatbots para Whatsapp altamente personalizados e humanizados, pois conta com um time de especialistas com ampla experiência e investe em tecnologias de última geração.
Nossa equipe elabora o projeto de ponta a ponta, cuidando desde o conceito por trás do bot até sua implementação e monitoramento, evitando o desalinhamento de ideias e perdas de insights durante o processo de criação.
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